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O Robotic Process Automation, ou, RPA, é um tipo de inteligência artificial que realiza tarefas de grande volume de modo ágil e eficiente, eliminando a necessidade de seres humanos para tarefas simples e repetitivas.

Fruto de um processo de transformação digital presente em toda a indústria, as empresas precisam se reinventar para não ficarem “para trás”, digitalizando todo o processo. Atualmente, quem se destaca é aquele que tem o melhor produto digital e, não quem tem a melhor campanha, já que este último é criado em torno das exigências da empresa, enquanto os produtos precisam atender ao consumidor.

Dentro do contexto do call center, a transformação digital é imprescindível para um aumento na produtividade e, isso é possível graças a automação de processos simples, diminuindo custos e elevando a receita.

Apesar de haver diversos tipos de automação, o RPA se destaca pela sua capacidade de evoluir, se adaptando as necessidades sem a interferência de um ser humano, já que ele mesmo imita as ações humanas. Graças a isso, há inúmeras vantagens em usar o RPA no processo de transformação digital.

1 – Diminuição de acidentes e erros

Com a ausência dos humanos na cadeia produtiva, há uma diminuição significativa em casos de acidentes e erros oriundos de uma interpretação errada da informação. Apesar deste ponto ser uma vantagem em qualquer processo de automação, o RPA se diferente por ser capaz de aprender sozinho, reduzindo ainda mais o tempo para solucionar um problema.

2 – Melhor qualidade no processo de automação

O RPA pode trabalhar 24 horas por dia, todos os dias, e não precisa tirar férias. Isso otimiza a produção, reduz gastos e é muito vantajoso para o empresário. Caso haja a necessidade do RPA trabalhar apenas em um período específico, é possível pré-programar para que ele trabalhe da hora “X” até a hora “Y”.

Além de haver uma otimização no processo produtivo, gerando redução de custos, o RPA também traz resultados melhores graças aos pontos citados anteriormente como diminuição de falhas. Com isso, o produto passa a ter mais valor, tornando sua empresa ainda mais competitiva no mercado.

3 – Integração com diferentes softwares

Como dito anteriormente, qualquer processo repetitivo pode ser solucionado com a inclusão do RPA. Planilhas do Excel, portais web, e-mails e mensagens de texto são alguns exemplos. Além disso, não há necessidade de alterar a infraestrutura já existente, já que a tecnologia do RPA se integra às já existentes, bastando aplicar o processo robótico para otimizar tarefas de preenchimento.

4 –  Queda de custos operacionais

Ao realizar a programação rotineira, o RPA reduz de forma significativa os custos de operação, chegando até 50% de redução. Some isso ao fato de que é possível editar os processos de automação a qualquer momento para otimizar ainda mais o processo. Os robôs consolidam informações dos processos e monitoram qualquer erro nos mínimos detalhes.

Por melhorar a qualidade no processo de automação, consequentemente o RPA desperdiça menos durante o processo produtivo, impactando de forma positiva a rentabilidade do seu negócio.

5 – Automação em nuvem

Trabalhando com processo de automação baseado em SaaS, ou nuvem, o RPA dispensa a instalação de novos servidores e trabalha com uma interface visual. Isso significa que essa interação não precisa ser dominada apenas por experts em programação que entendem de códigos, já que a interface do RPA é intuitiva.

6 – Atuação em diversos setores departamentais ou corporativos

O RPA pode automatizar desde simples atividades até mesmo grandes e complexos processos envolvendo diversos sistemas e eventos que os integram.

Caso não haja a presença de RPA para estes processos, há um gasto de enorme de tempo e recursos financeiros para treinar uma grande equipe visando atender processos operacionais complexos, que envolvem atividades repetitivas e rotineiras, além de cuidado na análise de dados e/ou trato direto com o cliente. Com a presença do RPA, os funcionários podem ser remanejados para atividades estratégia de maior complexidade e que agregam maior valor para a empresa.

7 – Fidelização dos clientes

A melhoria na qualidade do serviço também resulta em maior satisfação do cliente e, como consequência, eles terão o desejo de voltar ao seu negócio.

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