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Em uma organização moderna é até comum presenciar a produtividade ser ofuscada por uma série de processos mecânicos e repetitivos que, ainda que sejam importantes, não acrescentam em nada no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

No entanto, a automação de processos, por meio da RPA  (Robotic Process Automation ou Automação Robótica dos Processos), permite que você amplie a produtividade, melhore seus indicadores e mantenha a competitividade com redução de custos – e sem abrir mão da qualidade no serviço prestado.

Para que você entenda definitivamente do que estamos falando, de modo que você passe a implementar a RPA em sua gestão, nós selecionamos 7 benefícios da automação de processos! Confira!

1. Encurta o ciclo de produção

Com a RPA programada para realizar as tarefas repetitivas e manuais automaticamente, a sua equipe pode focar mais na liderança, focando o tempo livre em trabalhar ativamente no desenvolvimento de sua divisão.

Além do fato de que a ausência dessas tarefas mecânicas permite aumentar a produtividade, já que o ciclo de cada atendimento passa a ser menor e mais agilizado pela automação de processos.

2. Permite um monitoramento mais preciso

Os indicadores fornecidos pela RPA ficam salvos e disponíveis para consulta dentro de uma plataforma, análise e a identificação de oportunidades e outras métricas.

Entre elas, podemos citar os resultados de cada atendimento. Assim, é possível mensurar com muito mais precisão a capacidade produtiva do seu departamento e, consequentemente, novas maneiras de fazer a área crescer.

3. Facilita a integração de informações

Não é à toa que a RPA esteja entre as principais tecnologias que revolucionarão o seu negócio. Afinal, também atua na integração de informações entre os diversos sistemas legados da empresa.

Com isso, evitam-se inserções incorretas e o processamento de dados dentro do fluxo do processo de negócio é agilizado. Há diversos exemplos clássicos de otimizações conquistadas com a automação de processos, como vendas realizadas em plataformas de e-commerce. Neste exemplo, um ou mais robôs monitoram diversos pedidos em diferentes transportadoras e alimentam um sistema inteligente de logística, gerando acompanhamentos das entregas dos produtos.

4. Compila relatórios com indicadores

Este é um benefício que, na verdade, complementa o que falamos no tópico anterior. Uma vez que a RPA absorve as informações e as transforma em relatórios úteis e variados para identificar detalhes da sua gestão, a automação de processos é um ótimo instrumento de avaliação interna.

Além disso, esse processo inovador também ajuda a identificar carências e gargalos produtivos, da mesma maneira que pode ser aplicado para apontar desperdícios e, até mesmo, a má aplicação de recursos, já que a RPA é uma ferramenta personalizável com as suas necessidades.

5. Dá à sua equipe uma posição estratégica

Imagine que a eliminação de atividades operacionais, agora feita por robôs, gera uma simplificação no processo de negócio, além da redução no tempo médio de cada atividade. Essa tecnologia também permite a você focar em ações estratégicas para aumentar a produtividade, reduzir erros e explorar o talento individual dos membros de sua equipe.

Dessa maneira, você pode desenvolvê-los e capacitá-los de maneira frutífera. Afinal de contas, ao extinguir as tarefas manuais e repetitivas, fica mais fácil desafiar os seus colaboradores para que eles se destaquem e possam até fazer parte de um plano de carreira.

6. Redução nos custos operacionais

Ao optar pela automação de processos os recursos de seu departamento terão um melhor aproveitamento o que, consequentemente, reduz as despesas.

E, pelo fato de estarem trabalhando em atividades menos mecanizadas e mais inteligentes, sua equipe terá sua autoestima renovada e o turnover será naturalmente diminuído, assim como os custos altos que gera.

7. Mais segurança aos dados

A integração de informações é um diferencial e tanto da RPA, que armazena as informações das transações na plataforma e pode conceder acesso restrito a um grupo de usuários selecionados.

Outro fato importante está relacionado aos dados de privacidade transacionados dentro do processo de negócio, como dados de cartões de crédito, linhas digitáveis de boletos e documentos de pessoas que são inseridos manualmente nos sistemas. Estas informações correm o risco de serem usadas por pessoas mal intencionadas que praticam roubos e fraudes, causando estrago, muitas vezes irreversíveis, na imagem da empresa.

As mesmas informações, quando transacionadas entre os sistemas por robôs, garantem sua integridade, pois podem ser realizados de preferência em outras máquinas, totalmente seguras.

8. Crescimento sem dores e custo fixo

Há diversas operações ou departamento dentro das organizações que apresentam sinais claros de necessidade de automação, principalmente quando as pessoas envolvidas dentro do processo são medidas com peças de produtividades, fazem parte de uma média que produz X em tempo Y e, que quando a empresa precisa produzir mais, amplia-se o número de membros na equipe.

Estas pessoas, além de não estarem fazendo um trabalho motivador, correm o risco de serem dispensadas, o que gera o transtorno da perda de tempo com treinamento e com a perda da curva de aprendizado.

A automação de processos tem objetivo prover uma produtividade previsível e ir mais além! Uma boa plataforma de RPA, como a iCaptor, provisionará mais robôs em minutos com um custo praticamente fixo. A solução depois de instalada torna-se poderosíssima e estratégica para o crescimento e geração de ótimos resultados da empresa.

 

E aí, agora que você já conhece os grandes benefícios da automação de processos, fica aqui o nosso convite para entrar em contato com os nossos especialistas e discutir algumas ideias para personalizarmos nossas soluções com o seu negócio!

 

Confira como a transformação digital pode aprimorar ainda mais os resultados da sua empresa!

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