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A excelência dos resultados operacionais está no topo da agenda em muitas empresas. A otimização do processo de produção apresenta novos desafios, mas também oferece novas oportunidades.

É inútil tentar competir com altos custos trabalhistas se a empresa quer se manter no mercado competitivo. É necessário confiar em tecnologias inovadoras e inteligentes para criar processos de produção competitivos que as ajudarão a manter sua base de fabricação.

Para almejar melhores resultados operacionais, as ações deve ser voltadas em eliminar a perda e o desperdício na produção e trazer a produção ao seu melhor nível.

Nesse sentido, a utilização de tecnologias disruptivas contribui de forma importante para a eficiência da produção, aumentando significativamente o desempenho do processo e redução de custos com consumo de energia, matérias-primas e recursos de capital.

Assim, praticamente todas as empresas estão familiarizadas com o grande desafio de melhorar a eficiência do trabalho e diminuir custos para aumentar a lucratividade. Ao simplificar procedimentos operacionais e focar em produtos, as empresas podem reduzir a complexidade em áreas específicas e aumentar a receita.

Empresas também podem obter melhorias estruturais em longo prazo, por exemplo, otimizando redes de plantas, gerenciamento de estoque e estruturas de distribuição. Confira agora como a utilização de tecnologias inovadoras pode impactar os resultados da sua empresa!

Inovação que potencializa os resultados operacionais

Mais empresas estão se voltando para uma prática de tecnologia emergente chamada automação de processos robotizados (RPA) para agilizar as operações da empresa e reduzir custos.

Com o RPA, as empresas podem automatizar processos comerciais diários baseados em regras, permitindo aos usuários empresariais dedicarem mais tempo a tarefas de maior valor.

O software é adequado para tarefas repetitivas, pode ser usado na estrutura de sistemas existentes e também para padronizar tarefas e garantir que um processo seja realizado de forma homogênea sempre.

A tecnologia ainda é capaz de realizar as tarefas em uma fração do tempo que levaria um empregado. A automação de processos não é dispendiosa quando se toma em consideração os benefícios obtidos em termos de eficiência e qualidade na solução da tarefa.

Além de benefícios financeiros, a implementação da automação de processos também libera tempo para resolver outras tarefas e, consequentemente, possibilita melhorar a experiência dos clientes.

Afinal, como o RPA atua no processo operacional?

O RPA é uma aplicação de tecnologia voltada para automatizar processos de negócios. Usando ferramentas RPA, uma empresa pode configurar o software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipular dados, desencadear respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.

A tecnologia RPA, às vezes chamada de software robô ou bot, imita um trabalhador humano, efetuando login em aplicativos, inserindo dados, calculando e completando tarefas e se desconectando.

O software RPA não faz parte da infraestrutura de TI de uma organização. Em vez disso, ele se integra, permitindo que uma empresa implemente a tecnologia de forma rápida e eficiente — tudo sem alterar a infraestrutura e os sistemas existentes, oferecendo do ponto de vista do valor:

Redução de riscos operacionais impacta positivamente na empresa

O maior benefício da automação de processos robotizados é completar atividades repetitivas de forma mais rápida e precisa do que os humanos. Alguns casos de uso incluem processamento de transações, manipulação de dados e comunicação.

A organização ganhará o controle de seus dados e assegurará que a qualidade das informações seja satisfatória em áreas de otimização de dados.

Proporcionará, ainda, uma oportunidade para estruturar dados e otimizar ambos os processos e dados relacionados, sem erros ou riscos operacionais, aumentando assim os lucros da empresa.

A tecnologia RPA é a mais recente implementação de análise de dados a ser utilizada pelas organizações para impulsionar a melhoria do negócio. Melhora as análises anteriores e realiza recomendações e alertas em tempo real com base em conceitos estabelecidos.

As plataformas com RPA permitem que a organização responda rapidamente às mudanças nas condições do negócio que causariam prejuízos e preveja os estados do processo e os resultados com base nas tendências analisadas a partir de um conjunto de dados da organização.

As ferramentas bem-sucedidas de RPA voltadas ao processo operacional combinam:

  • análise operacional para medir e manter a qualidade, gerenciar a conformidade e reduzir o risco, gerir a demanda e impulsionar as melhorias nos processos comerciais, com base na eficiência dos processos transacionais;
  • análise do cliente, que é uma análise dos dados e atividades dos clientes para entender seu comportamento, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas e a retenção;
  • aplicação de uma metodologia, conhecimento e experiência adequados para identificar as métricas corretas.

Monitoramento e análise aprimorados do processo

As ferramentas RPA permitem que os usuários tomem decisões mais rápidas e inteligentes, por meio da combinação de dados de sistemas robotizados, transacionais, de fluxo de trabalho, analíticos para criar uma única visualização personalizável das métricas-chave e indicadores de desempenho relacionados à organização e seus processos.

As organizações podem aproveitar ao máximo seus dados operacionais e as informações fornecidas para auxiliar processos de tomada de decisão, mudança ou reengenharia, conforme necessário, e desenvolver ou entregar novos produtos e serviços de forma mais rápida e eficaz.

Nesse sentido, a automação de processos robotizados é muito mais informativa do que até mesmo o melhor analista humano poderia ser. Além de extrair dados, os robôs também podem gravá-los e juntá-los para se tornarem muito mais úteis para os principais tomadores de decisão, ajudando a descobrir os gargalos de produção ou outros problemas e identificar oportunidades onde os processos podem ser melhor otimizados.

A análise de dados pode transformar uma quantidade astronômica de informações em padrões lógicos e fáceis de entender.

Produtividade de mãos dadas com a qualidade

O RPA efetivamente fornece às empresas uma força de trabalho econômica, eficiente, produtiva e escalável e muitas vezes pode ser aplicado em semanas e não em meses. Os robôs podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem férias, sem interrupção, trazendo alguns ganhos significativos de produtividade.

Os robôs não são suscetíveis à fadiga ou negligência humana, o que significa menos correções de erros. Eles não tomarão decisões tendenciosas com base em inclinações pessoais ou pressão de gerentes e auditores.

A tecnologia RPA oferece serviços aprimorados para processos com alta probabilidade de erro humano, aumentando assim a precisão. Os robôs são confiáveis ​​e consistentes e também reduzem os casos de reabastecimento e melhoram a qualidade de saída, drasticamente.

A melhor parte é que os robôs seguem todas as regras para o ponto, gerando 100% de precisão nos resultados do processo. Além disso, à medida que o RPA libera os funcionários de suas tarefas cotidianas, eles podem se concentrar mais na interação com o cliente, no desenvolvimento de novos produtos, no gerenciamento de parcerias estratégicas e outras atividades nas quais os seres humanos naturalmente se destacam.

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