(11) 3205-2041

Em operações financeiras, qualquer pequeno erro pode gerar um grande prejuízo – é por isso que a automação de processos tem se popularizado no setor.

Conhecida como Robotic Process Automation – RPA, as soluções de automação com o uso de softwares reduzem os erros em processos repetitivos e baseados em regras.

Mas ainda há muitas empresas em dúvidas sobre as vantagens de apostar na automação de processos. Então preparamos esse artigo para trazer novas perspectivas sobre o assunto.

O fator humano

Walter Bennis, um dos nomes mais renomados em consultoria de gestão no mundo, tem uma teoria interessante sobre automação.

Segundo ele, a fábrica do futuro terá apenas dois funcionários: um ser humano e um cão. O humano estará lá apenas para alimentar o cão. E o cachorro estará lá para morder o humano caso ele toque o equipamento.

Apesar do ponto de vista extremado, o erro humano é de fato uma das grandes preocupações do universo corporativo. Especialmente do setor financeiro.

Mesmo com todo o esforço empregado pelas indústrias na automação de processos, várias fontes ainda relatam que cerca de 50% a 90% dos incidentes industriais são causados por erro humano.

Porém, a automação não substitui questões como julgamento, lógica e opiniões – valores que só os seres humanos conseguem inserir na operação.

A combinação perfeita para gerar os melhores resultados para a sua empresa é aliar a consistência da automação de processos com a força criativa de seus colaboradores. Dessa forma, é possível garantir segurança e qualidade na entrega de forma completa.

Vantagens de automatizar sistemas com fornecedor externo

Como explicamos acima, um sistema automatizado executa funções de forma mais eficiente e precisa do que um operador humano.

Isso também ajuda a otimizar custos, já que você amplia a sua entrega em um período menor e ainda direciona o colaborador para tarefas mais estratégicas.

A automação de processos interpreta e utiliza dados estruturados, obtidos através de buscas automáticas em diversos sistemas.

Outra vantagem de apostar em automação de processos é que ela é uma solução escalável. Isso significa que sua empresa consegue expandir a operação e a entrega sem comprometer a receita com custos de contratação de pessoal e investimentos de infraestrutura.

Mas estes benefícios são mais perceptíveis quando sua empresa consegue contar com fornecedores que já possuam expertise nesta tecnologia.

Dessa forma, você não precisa alocar pessoal em projetos paralelos ou investir em qualificação para estes funcionários. E, principalmente, tem certeza de que conta com uma solução testada e aprovada pelo mercado.

Outro ponto importante: sua empresa não vai precisar esperar pela produção do projeto. As empresas do setor já possuem um vasto portfólio de robôs prontos.

A iCaptor, por exemplo, já disponibiliza soluções completas. Além dos robôs com baixo nível de ocorrências de erros, a plataforma oferece:

– Relatórios de processamentos por período e atividades

– Acompanhamento on-line da execução das tarefas em tempo real

– Recursos de customização dos arquivos de saídas conforme solicitação da sua empresa

– Parâmetros flexíveis que podem ser determinados por você, sem necessidade do suporte de equipes técnicas. Como: periodicidade, alçada de aprovação, inteligência de motivos de aprovação, % de descontos para os acordos, entre outros.

A plataforma ainda possui recursos de identificação e notificações para os usuários, alta capacidade de ajustes com agilidade.

E a implementação é rápida e simples. Dessa forma, sua empresa consegue garantir uma entrega com qualidade, segurança e consistência. Tudo graças à automação de processos.

 

Descubra todas as vantagens que a automação de processos pode trazer para as operações de sua empresa: CLIQUE A SEGUIR E BAIXE AGORA MESMO nosso material completo e gratuito sobre o assunto.

Vantagens da Automação de Processos

Pin It on Pinterest