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Independentemente do setor de seu Contact Center, o futuro dessa importante área de qualquer empresa está nas “robóticas” mãos da automatização de tarefas.

Afinal de contas, em uma época na qual devemos produzir mais, de maneira mais eficiente e com mais economia, é essencial que todos os colaboradores possam desempenhar suas funções com a mínima margem de risco possível. Algo que a automação de processos pode trazer.

Por isso, reunimos, para o post de hoje, como os setores de Contact Center da sua empresa podem se beneficiar ao usar uma plataforma de automação de processos e, assim, antecipar o futuro em seu ambiente de trabalho. Confira!

Mais autonomia para gerir e lidar com processos

Recente estudo feito pela empresa de softwares Sapho revelou que 62% dos profissionais entrevistados disseram depender de outras pessoas, em suas empresas, para acessar os dados necessários para realizarem suas tarefas.

Além disso, 57% das pessoas também se queixavam de necessitar de outro colega para analisar os dados compilados por eles.

Com isso, dá para se ter uma noção aproximada da importância de soluções como a RPA (“Robotic Process Automation”, Automação Robótica dos Processos). Algo cada vez mais popular e necessário no ambiente corporativo.

Isso porque a RPA elimina a quantidade excessiva de mão de obra para capturar e calcular dados que podem ser processados automaticamente.

Assim, a tarefa é agilizada, o tempo de atendimento é reduzido e os seus profissionais podem lidar com os resultados de maneira mais estratégia, e menos mecânica e repetitiva.

Mais integração de sistemas e dados

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Sapho, 62% dos entrevistados apontaram que o atraso na entrega de alguma tarefa se dá pela necessidade de logar em diferentes sistemas para concluir uma única tarefa.

E uma solução como a RPA é uma verdadeira transformação digital do seu negócio, pois trabalha eficientemente com a automatização de tarefas, mantendo-as integradas em um único sistema.

Com isso, não há mais a necessidade em acessar dois ou mais sistemas para analisar informações e compartilhá-las. Essa força virtual de trabalho faz o serviço pelo colaborador – o que também reduz a zero o risco de inserir informações equivocadas, seja por distração ou erro de digitação.

E isso vale, inclusive, para diferentes setores do seu Contact Center, como as áreas de Vendas, Cobrança, Suporte Técnico ou de Retenção. Principalmente, porque a RPA é uma tecnologia personalizável, capaz de se adaptar à sua realidade, e não o oposto.

Outras expectativas para o ambiente de trabalho do futuro

Foram também ouvidos os grandes anseios que os profissionais busca, hoje em dia, e que têm tudo a ver com as soluções proporcionadas pelo atendimento integrado fornecido pela RPA.

Entre as principais, podemos citar:

  • Otimização da informação digital, acessível e integrada por múltiplos canais (omnichannel);
  • Integração de dados para serem utilizadas por sistemas diferentes;
  • Notificações personalizadas para agilizar a rotina de trabalho, uma venda, uma assistência direta ao cliente etc.;
  • Mais possibilidades remotas de acesso, edição e compartilhamento de dados por meio de serviços que estavam dentro das empresa e, agora, foram digitalizados com automação e oferecidos ao clientes ou colaboradores;
  • Atualizações personalizadas para cada colaborador, departamento e/ou cliente.

Com isso, é seguro dizer que a transformação digital em que vivemos também invadiu, definitivamente, o ambiente corporativo, e o futuro do trabalho reside, justamente, na automatização de tarefas, na personalização e flexibilidade de sua própria rotina, podendo ser proporcionadas por um ominichannel criado por essa força virtual de trabalho.

Mais produtividade, menos repetições mecânicas

Por fim, a RPA possibilita muito do que mencionamos no tópico anterior, e que pode trazer diversas vantagens para os setores do seu Contact Center.

Isso porque a automatização de tarefas reduz o esforço profissional eliminando atividades operacionais repetitivas  e abrindo espaço para focar mais na estratégias do negócio, uma vez que a compilação, distribuição e armazenamento de dados fica por conta dessa inteligência robótica completamente programável.

É, portanto, a resposta definitiva para o que falamos no início deste artigo: produzir mais, de maneira mais eficiente, e com mais economia.

Dessa maneira, o seu Contact Center ganha mais autonomia, eficiência, agilidade e economia. Deixa de ser tão repetitivo, em sua condução, e passa a se tornar um elemento de estratégia para o desenvolvimento do seu negócio.

E, por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais a respeito da RPA (Automação Robótica dos Processos). Basta entrar em contato com um de nossos especialistas e compreender, a fundo, como a RPA pode contribuir com a criação do futuro do trabalho a partir da automatização de tarefas!

Conheça também nosso E-book sobre Automação de Processos!

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