(11) 3205-2041

Com o país imerso numa crise como a muito não se via, a competição no mercado tem se tornado cada vez mais voraz. Com a redução no poder de compra das famílias, o preço se torna ainda mais preponderante na tomada de decisão do consumidor. Logo, otimizar os processos e reduzir os custos é o desafio diário dos gestores. Nesse contexto, você sabe o que é escalabilidade e seus benefícios? Conhece o RPA?

RPA (sigla em inglês para Robotic Process Automation) é uma solução que possibilita a automatização de tarefas recorrentes na organização. Um robô é treinado para reproduzir a execução dos trabalhos repetitivos, da mesma maneira que uma pessoa o realizaria. Muitos associam seu uso a grandes investimentos das maiores empresas. Entretanto, está ao alcance também das PMEs.

Falamos sobre RPA e agora trataremos sobre a escalabilidade. Uma solução poderosa que pode gerar bons ganhos! Ficou interessado e quer saber mais sobre a aplicação? Continue com a gente! Os benefícios praticáveis o alçarão ao posto de gestor inovador!

O funcionamento

Ao realizar a escalabilidade, uma organização molda seu modelo de negócio de forma a maximizar o faturamento, sem que o custo acompanhe a majoração em proporção similar. É importante salientar que o conceito está intimamente ligado a uma visão empreendedora com características de inovação e dinamismo.

No entanto, não tem receita pronta de bolo! Qualquer processo de escalabilidade se dá de forma singular, em cada organização. Escalar não é por definição vender mais. É necessário revisitar toda a estrutura operacional, tática e estratégica, além de analisar suas possibilidades. O aprimoramento tecnológico é parte integrante desse processo, junto com a flexibilidade — fundamental. A escolha da solução escalável deve se preparar para uma possível expansão no sistema.

Os benefícios para as empresas

1. Ampliação do negócio

Negócios escaláveis são mais inclinados a crescer regional ou nacionalmente. Com o modelo escalável, as organizações primam pelo desempenho e potencial de expansão.

2. Eficiência dos processos

Como num ciclo de melhoria contínua, ao visitarmos e tratarmos os processos e seus padrões, as operações internas na empresa serão mais eficientes.

3. Majoração do valor de mercado

Quando uma marca atinge a escalabilidade, é usual que seu valor agregado no mercado suba. Companhias com essa característica são valorizadas no mercado financeiro, visto que demonstram atributos reverenciados.

Força de trabalho robótica e sua consistência

Com o capital humano, não é possível aumentar radicalmente sua quantidade sempre que houver demanda, e também não se torna usual diminuí-la quando a coisa aperta. Há um alto custo associado a essas ações, tão quanto o desgaste social e possíveis complicações trabalhistas e sindicais. O desafio do gestor é lidar com isso, sabendo que o mercado não se comporta de forma linear. Mas, como trabalhar nos momentos de pico?

Imaginemos também que, ainda que o quisesse fazer, juntar uma equipe de novos funcionários, de maneira rápida, não é um processo simples e ágil. Sem citar o fato de precisar startar todo o processo de contratação e treinamento mais uma vez, sempre que alguém se junta ao time. No caso dos robôs, por outro lado, podem ser treinados em grupos de qualquer tamanho, sendo o resultado rotineiro e consistência ideal em todos os níveis.

Já pensou na possibilidade de sua organização ter funcionários sempre felizes, sendo treinados e atualizados rapidamente, trabalhando com taxa de erro mínima, e custo menor do que o atual? Um sonho, certo? Uma realidade ao seu alcance. Com a automação de processos robotizados você terá à disposição uma equipe sempre pronta a realizar o trabalho, a todo momento.

A redução de custo é explícita. Corte de despesas com recrutamento, seleção, treinamento e retenção de funcionários estão inseridos nesse contexto. É exequível controlar a capacidade de aumentar ou diminuir a escala da automação de processos robóticos, assim como implantar milhares de robôs com um custo reduzido para a organização.

Exemplos de aplicação da escalabilidade

1. Lançamentos de produtos

Você sabe que sua organização vai lançar, em breve, um novo produto no mercado. Naturalmente, o número de transações sofrerá um aumento. No entanto, seu capital humano está no limite e você não consegue contratar mais — seja por custo ou por não haver tempo hábil. E agora, o que fazer?

Por meio da automação de processos robóticos, a empresa pode atuar e minimizar essa lacuna. Exercer um fluxo de trabalho nas condições e capacidade fundamentais, sem o importuno e os custos de pessoal inerentes em condições normais. Então, uma vez que as coisas se estabelecem, você pode reduzir o valor normal conforme necessário. É relativamente simples. Você sabe que ocorrerá uma explosão na atividade e pode treinar milhares de robôs para operar as transações.

2. Um passo à frente da concorrência

Quando um grande concorrente da sua empresa lança um novo produto ou serviço, como a organização responde? De certo, prontamente tomará as medidas a fim de desenvolver e implementar algo parecido ou melhor, correto? Dado que os recursos são limitados e muito provavelmente você não contará com a possibilidade de contratar uma nova leva de funcionários para ajudar a desenvolver seu produto ou serviço — similar ao do vizinho —, de que modo você solucionará o problema?

Tendo em vista que colocar mais carga e pressionar os membros da equipe existente pode resultar em erros e perdas, há a possibilidade de o problema só aumentar. Utilizando-se da escalabilidade, teremos um cenário de força de trabalho disponível e pronta para conduzir o que for necessário para se manter competitivo nesse mercado desafiador.

3. Demandas internas

Aplicação relacionada à padronização. Os robôs processam as tarefas seguindo fielmente os padrões definidos e temos um cenário de mitigação de erros. Dado regras bem definidas, o risco de falha é potencialmente eliminado. Torna-se menos oneroso e mais ágil de implementar, se comparado a um típico projeto de desenvolvimento e integração de sistemas.

Também é muito importante se pensarmos nos ganhos com redução de tempo de ciclo das tarefas: seguramente uma atividade automatizada com um robô vai ser realizada mais rapidamente do que por uma pessoa. Observa-se os ganhos de produtividade, pois produzirá mais no mesmo tempo de trabalho.

Debatemos a escalabilidade e o que ela pode propiciar quando associada ao RPA.

Se você aproveitou a leitura e quer conhecer ainda mais sobre as soluções apresentadas, entre em contato conosco.

Pin It on Pinterest