(11) 3205-2041

Com a cobrança cada vez maior para produzir mais, os gestores enfrentam a cada dia o desafio de aumentar a produtividade sem deixar de lado a qualidade de vida dos colaboradores.

O excesso de tarefas repetitivas, que roubam o foco e o tempo que poderia ser empregado em tarefas mais estratégicas, tem sido um grande problema.

Com isso, é comum que o número de erros suba – e refazer o trabalho consome mais tempo, custos e energia dos funcionários na tentativa de recuperar o tempo perdido.

Se você está em busca de alternativas para reverter este quadro em sua empresa, acompanhe as dicas desse artigo a seguir.

Principais causas dos erros nas equipes

Os problemas a seguir são apontados por líderes nos mais diversos setores com as principais causas de baixa produtividade entre as equipes.

Porém, é importante não jogar a responsabilidade exclusivamente sobre os colaboradores. Até porque segundo uma pesquisa da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% dos trabalhadores aponta seus superiores como a maior causa de estresse no ambiente de trabalho.

É importante que cada gestor entenda também que toda pessoa tem direito a uma série de pausas durante o dia – para descansar os olhos, esticar as pernas e refrescar as ideias.

– Excessos tecnológicos

Em tempos de transformação digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas através de seus smartphones – inclusive durante a jornada de trabalho, mesmo quando o assunto não compete ao trabalho. O uso abusivo ou errado do e-mail também atrapalha a rotina.

– Ausência de foco

Isso faz com que o colaborador assuma múltiplas tarefas ao mesmo tempo – sem executar nenhuma corretamente.

– Falta de concentração na tarefa

Muitos colaboradores acabam de distraindo com problemas pessoais, conflitos internos e outros problemas e acabam impactando negativamente seu nível de produtividade

– Ausência de planejamento e procrastinação

A falta de capacidade de organização das tarefas e compromissos, aliado ao descompromisso com os prazos pode ser um problema grave no ambiente corporativo

Ferramentas para aumentar a produtividade

Com o cenário atual, é muito importante que sua empresa encontre alternativas para aumentar a produtividade individual e corporativa.

O ideal é que a performance de sua empresa vá ainda além – e entregue resultados diferenciados de produtividade, qualidade e segurança.

Por isso, veja a seguir algumas práticas que podem melhorar a produtividade de sua equipe e de sua empresa:

– Otimize processos e a organização interna

Estruture e padronize os processos internos para eliminar erros, refações, desperdícios, retrabalhos e tarefas que não agregam valor.

– Tenha metas bem definidas

Divida as metas com toda a equipe: planos de crescimento, investimentos em novas ferramentas, criação de novos produtos – tudo que possa estimular a participação e o trabalho em equipe

– Promova treinamentos constantes

Como líder, você deve saber que às vezes é preciso recorrer a ferramentas de produtividade para gerenciar seus projetos. Isso quer dizer que, mesmo com as melhores soluções, as equipes precisam estar bem treinadas sobre os recursos que elas podem usar para executar determinadas tarefas. Especialmente no caso de softwares de gerenciamento de projetos, é preciso treinamento para otimizar o trabalho da equipe.

– Estimule um bom ambiente de trabalho

A qualidade de vida no ambiente de trabalho impacta diretamente na produtividade dos colaboradores. Então ofereça uma liderança positiva, estimule o senso de equipe, ofereça reconhecimento e valorização.

É muito importante também eliminar comportamentos nocivos – como discriminação, preconceito ou assédio.

– Qualifique o tempo dos seus colaboradores

Tanto a infraestrutura quanto as ferramentas disponíveis influenciam no rendimento individual e da empresa como um todo.

Por isso cheque se o mobiliário está adequado e se as máquinas e softwares funcionam perfeitamente.

Além disso, é fundamental adotar soluções tecnológicas que possam otimizar o tempo e os recursos humanos, garantindo mais qualidade e agilidade nas entregas de sua empresa.

Uma boa alternativa é a RPA (Robotic Process Automation), soluções de automação com o uso de softwares (robôs). Ela traz resultados altamente significativos quando é aplicada em processos repetitivos, frequentes e baseados em regras.

Um bom exemplo de solução RPA que tem trazido bons resultados em produtividade e economia de custos, especialmente para empresas do setor de cobrança, é o iCaptor.

A Solução RPA iCaptor automatiza processos e pode triplicar a capacidade de produção de sua empresa com segurança e qualidade garantidos, além de qualificar o tempo do seu time de colaboradores.

BAIXE AGORA MESMO NOSSO E-BOOK

e descubra como o iCaptor pode triplicar a capacidade de produção de sua empresa custos baixos e fixos.

Pin It on Pinterest