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Sem sombra de dúvidas o colaborador é uma engrenagem fundamental para um contact center. O maior desafio da gestão neste setor é manter a equipe motivada e com um ânimo e interesse em entregar os resultados esperados pelos líderes. Como o foco é promover um ambiente que incentive os colaboradores, quem está em uma posição de liderança tem o papel de inspirar tranquilidade e segurança para a equipe se desenvolver de forma mais proveitosa.

Setores que fazem parte de um contact center como televendas, cobrança ou suporte técnico, enfrentam grande rotatividade devido à falta de valorização de seus colaboradores. Muitos sentem-se incomodados e não enxergam perspectivas de crescimento na organização. Um gestor despreparado e preocupado apenas em atingir metas sufoca as capacidades de seu time.

Para liderar, o superior imediato também precisa ter competências comportamentais e contar com ferramentas adequadas. Alguém que saiba como trabalhar com pessoas traz um enorme diferencial para a operação e torna o ambiente atraente. Os líderes devem se conscientizar sobre a necessidade de investir em tecnologia e treinamento, mas combiná-lo com medidas motivacionais para contar com um time verdadeiramente engajado. 

O caminho é mais importante do que a conquista em si

O gestor encontrará situações diversas e complicadas na operação, pois em todo contact center há pessoas de origens, sonhos e aspirações diferentes e com talentos prontos para serem descobertos ou lapidados. Implementar uma tecnologia como a plataforma RPA (“Robotic Process Automation”, Automação Robótica dos Processos) no cotidiano proporcionará condições de trabalho diferenciadas e incentivará iniciativas que colocarão em evidência profissionais com algo mais a oferecer.

Em um ambiente que incentiva o crescimento, verdadeiros diamantes brutos precisarão de uma atenção particular para não deixarem a organização. O agente também precisa receber treinamentos adequados sobre o produto com o qual trabalha para compreender a suas ferramentas de trabalho. Para concluir suas tarefas com agilidade e acurácia, nada melhor do que ter ao seu dispor uma solução que automatize e simplifique suas tarefas diárias.

Uma plataforma de RPA aliada com outras tecnologias e aplicada para concentrar diversos sistemas em uma única tela contagiará todo o time, já que o trabalho será bem mais simples, menos repetitivo e focado no resultado final. Desta forma, será simples concluir uma venda, resolver um problema de suporte ou fechar um acordo de dívida. Assim, o operador terá melhores condições de atingir suas metas e identificará oportunidades dentro da empresa. Este diferencial oferecido pela organização reterá os talentos e seus conhecimentos poderão ser aproveitados em outros cargos e funções.

Os talentosos precisam ser desafiados

Estar em um lugar por puro comodismo não é algo que interessa para pessoas que gostam de crescer. Quem deseja alcançar cargos diferentes em uma organização encaram desafios como chance de aprender algo novo. A gerência precisa identificar estes colaboradores que demonstram uma postura de crescimento para compor a estratégia que irá provoca-los a demonstrar seu potencial. A atração e a retenção de tais profissionais acontecem quando a empresa os inspira e os incentiva oferecendo planos de carreira e desenvolvimento salarial.

Qualquer ambiente que favoreça a aprendizagem produz bons profissionais e promove a interação e compartilhamento de ideias. O emprego de tecnologias como uma plataforma RPA automatiza os processos, impulsionando a produtividade.

Tarefas manuais e repetitivas como o uso de diversas telas diferentes, rotinas de copiar e colar dados de um sistema para alimentar outro são eliminadas e o operador pode focar em atividades empreendedoras. Todo este fluxo de dados entre diversos sistemas, passa a ser processado por robôs dentro de uma plataforma, que apresentará indicadores de leitura rápida, como gráficos ou alertas, tornando o trabalho ainda mais motivador por sua eficiência além de mais produtivo.

Ser parte do negócio

Quando enxergamos sentido no que fazemos todos os dias, tudo deixa de ser uma rotina chata e sentimos a motivação renovar nossos ânimos. A partir do momento em que o colaborador sente que seu trabalho tem um sentido, ele começa a perceber que sua presença na empresa não é passageira e que pode render um novo cargo e uma carreira.

Seu valor é reconhecido e o agente fica à vontade para demonstrar pontos onde a organização deve melhorar ou mudar. Ele também se sente mais bem posicionado, como se realmente seu trabalho fizesse a diferença na operação e se torna porta-voz da sua empresa.

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