(11) 3205-2041

Se, ao ouvir falar que a robotização está invadindo os processos, você logo imagina uma imitação humana de lata, está longe de entender toda a transformação que está acontecendo nessa área. Cada dia mais, grandes companhias se rendem ao uso de dados e robotização para conquistar a otimização operacional.

O RPA (Robotic Process Automation) é a estratégia responsável por isso. Mas esqueça daquele clichê mais apropriado para a robótica educacional. Estamos falando aqui de avanços incríveis feitos a partir de softwares que imitam ações humanas e não humanos! por meio de digitações, cliques, acionamento de atalhos, comandos etc. 

Ainda vai demorar um pouco mais para que um robô traga o seu cafezinho até a mesa ou faça a limpeza completa do escritório. Ainda bem. Isso porque a inteligência artificial e a internet das coisas estão se atendo a ações muito mais importantes, como otimizar o sistema operacional da sua empresa.

Na prática, isso provoca uma série de benefícios que geram uma repercussão enorme na condução dos processos. Quer entender os principais impactos positivos que a adoção desses sistemas trará para o seu negócio? Continue a leitura e confira!

Informações em tempo real

Os dados estão no cerne de quase todas as empresas modernas. As informações são consideradas cruciais para aumentar as vendas, conhecer mais o cliente, avançar nas negociações e oferecer um serviço diferenciado e com mais qualidade.

O RPA gera informações consistentes e em tempo real para que você possa aplicá-las a favor do seu crescimento.

Análises avançadas

Com dados corretos e 100% livres de erros, dá para fazer uma análise avançada dos seus processos, pois investigar e estruturar os resultados são uma forma de planejamento e organização fundamentais.

É preciso verificar sempre os acertos e as falhas da sua produção para garantir a otimização operacional.

Conformidade com requisitos

Você está cansado de repetir sempre a mesma coisa para determinados colaboradores e ainda assim sair tudo errado? Quando você conta com a automação de processos robotizados isso não acontece, pois os softwares trabalham em conformidade com os requisitos estipulados em documentos da própria empresa.

Eles não erram e seguem exatamente os comandos do processo sem falhas.

Oportunidades acidentais

O RPA consegue identificar oportunidades até mesmo quando as coisas não saem do que jeito como era esperado. Por exemplo: o software identificou que uma das suas máquinas da linha de produção precisa passar por uma manutenção para evitar danos maiores.

Ao parar, o seu sistema robotizado descobre que é possível manter a mesma produtividade somente fazendo alguns ajustes. Ou seja, uma nova oportunidade surgiu e você certamente vai saber aproveitá-la.

Trabalho sistemático

Atividades repetitivas estão mais propensas a acidentes e erros. Manter a concentração durante várias horas seguidas é praticamente desumano. Logo, nada melhor que um robô para executar tarefas assim.

O RPA é capaz de executar por horas sem fim a mesma ação, em silêncio e sistematicamente. Sem dúvida, adicionar a robótica alavanca a produtividade da sua organização, independentemente da complexidade ou duração da tarefa.

Negócios multifuncionais

O uso de dados e a robotização nos processos para realizar a otimização operacional acaba habilitando a sua empresa para negócios multifuncionais. Uma fábrica de embalagens, por exemplo, não precisa se limitar a isso, mas, com um sistema de RPA, você pode desenvolver projetos paralelos de reciclagem, coleta de materiais e reaproveitamento de insumos.

Tudo isso é facilitado pelos dados consistentes e pela segurança das transações.

Satisfação no trabalho

Manter os colaboradores satisfeitos e engajados não é uma missão tão simples. Porém, quando você diminui a carga de esforço físico e investe mais em máquinas, equipamentos e sistemas de RPA, está deixando sua equipe mais livre para ter ideias e atuar no campo estratégico, em vez de estar investindo seu tempo em produzir relatórios complexos ou encontrar gargalos na produção. O software já faz isso por você.

Articulação dos setores

Em um ambiente desarticulado de Tecnologia da Informação (TI), os setores passam a trabalhar de forma independente. Os avanços podem ser sentidos isoladamente por cada setor, contudo, não são capazes de criar um fluxo de produção.

Com o RPA, você pode fazer a ponte entre áreas funcionais distintas com a convergência dos dados. Dessa forma, o que é alterado em um ambiente, será no outro, e isso vai fazer todo mundo andar na mesma direção.

Ativação do canal

Como você se comunica com seus clientes? Ou melhor: como seus consumidores falam com você? Um sistema automatizado facilita o funcionamento do canal de comunicação entre sua marca e seu público.

Você pode reduzir as barreiras da participação dos clientes na manutenção de seus dados. Isso pode tornar-se um grande motor para receber e analisar os feedbacks com rapidez, segurança e independência.

Soluções personalizadas

A automatização dos processos permite que as empresas trabalhem cada vez mais com soluções personalizadas. O que levaria anos ou meses de estudo pode ser identificado pelo robô em algumas horas de trabalho.

Mudanças sutis e alterações únicas fazem com que a sua produção continue alta, mesmo atendendo a demandas diferentes.

Valor sustentável

A sustentabilidade é a palavra vez. Sua empresa pode utilizar essa estratégia com o RPA, pois os sistemas garantem a análise de soluções sustentáveis para a organização. Isso implica diretamente em economia de recursos e na durabilidade das máquinas e ferramentas de produção.

Controle dos riscos

Atender à legislação sobre segurança no ambiente do trabalho é primordial para não sofrer embargos, interdições ou punições financeiras. Recorrer aos sistemas de RPA é prevenir muitos riscos de acidentes ocasionados por falhas humanas ou por processos cansativos e perigosos.

Redução de custos

Implantar operações de RPA inteligentes no nível da unidade de negócios vai gerar uma economia, graças à eficiência dos processos, flexibilidade, qualidade, personalização, análises seguras e negócios multifuncionais.

Além disso, os dados e a robotização melhoram a comunicação com o cliente, entre setores e com os colaboradores, o que naturalmente reflete no faturamento da sua companhia.

Se você busca constantemente por inovações e soluções tecnológicas que alavanquem os seus resultados, é hora de tomar a decisão e implantar o Robotic Process Automation para otimização operacional. Você cortará custos, digitalizar os processos e aperfeiçoar as suas estratégias. O impacto será incrível!

Quer ajuda nesse processo? Entre em contato conosco! Somos uma empresa de tecnologia especializada em racionalizar processos de negócio com automação de atividades!

Pin It on Pinterest