(11) 3205-2041

Não se deixe enganar pelo termo “Disrupção”. Muitas pessoas interpretam isso mal, como se o significado do processo de Disrupção Digital fosse negativo ou um ataque ao seu negócio.

Na realidade, esse termo se torna uma força negativa apenas para aqueles que optaram por ignorá-la. Já aqueles que o receberam de braços abertos se beneficiam de várias maneiras, contribuindo para o seu sucesso.

O que é a Disrupção Digital?

A disrupção digital é uma transformação, causada por tecnologias digitais e modelos de negócios emergentes. Essas novas tecnologias e modelos inovadores podem afetar o valor dos produtos e serviços existentes oferecidos na indústria.

É por isso que o termo “disrupção” é utilizado, uma vez que o surgimento destes novos produtos / serviços / negócios digitais perturbam o mercado atual e provoca a necessidade de reavaliação.

Como a disrupção digital impacta as empresas?

A lição que podemos aprender  é que a disrupção digital é uma força que não pode ser interrompida e tentar lutar contra a evolução é inútil.

Mas o que as empresas podem fazer é abraçar a disrupção digital, e saber que os sinais de ruptura digital emergentes em sua indústria, significam que você pode chegar à frente dos concorrentes e trabalhar em direção ao fluxo ao invés de ficar contra ele. Não só isso impede a onda de disrupção digital de levar o seu sucesso, como ele também pode levar a mais crescimento e novas oportunidades para o negócio.

A disrupção digital marca mudanças nas necessidades do consumidor e, portanto, trabalha com a onda do momento e permite que você cumpra essas necessidades emergentes, mantendo os clientes existentes felizes e abrindo oportunidades para novos clientes para encontrar o que eles precisam na sua marca.

Embora não existam regras rígidas e rápidas para a transformação digital, existem algumas verdades que surgiram nos últimos anos e é preciso ficar atento. Veja a lista que separamos:

1 – A Transformação digital não é sobre tecnologia

Embora possa parecer contraintuitivo, a transformação digital não deve ser fixada a uma determinada tecnologia. A tecnologia está mudando em um ritmo tão acelerado que, se uma organização implementa uma tecnologia e se denomina digital, está faltando alguma coisa. É preciso desenvolver os recursos para orientar a organização não apenas a uma mudança, mas as mudanças em curso ao longo do tempo, como as tecnologias mudam.

2 – Cultura corporativa e velocidade

Abraçar as tecnologias digitais não faz de uma empresa digital. A cultura corporativa é o que oferece, com a capacidade de aumentar a produtividade, de forma massiva. Quando se analisa as empresas denominadas digitais, duas qualidades se destacam. Uma é a inovação da continuidade ou uma cultura de experimentação, e a segunda é a velocidade, tudo é feito cinco, dez, cinquenta vezes mais rápido. Esses dois atributos – e tendo a cultura certa a esses elementos tecnológicos – fazem uma empresa se tornar digital.

3 – O sucesso da transformação digital depende da capacidade de medir o progresso

A medição é fundamental. É preciso:

  • Fazer análise sobre a relevância,
  • Se tem ganhado em todas as áreas,
  • Mudanças comportamentais,
  • Respostas positivas dos clientes e,
  • Quais indicadores imediatos você precisa ter.

4 – Líderes digitais são líderes abertos

Tornar-se um líder digital pode significar desaprender uma vida de habilidades de gestão. Os líderes com inteligência digital sabem como estar abertos à mudança, estar receptivos a novas formas de aprender, estar dispostos a enfrentar áreas que você não tem familiaridade e, então, não reagir por medo ou se sentir ameaçado como a pessoa que sabe mais.

A disrupção digital vem de dentro da alma executiva, e irradia para fora. Se você não está envolvido com as informações certas e não está aberto a se transformar, vai ser difícil de conduzir essas mudanças através da organização. Essa mudança exige adaptabilidade.

Disrupção digital é voltado a pensar como um empreendedor e o que realmente importa é a forma como as pessoas são capazes de montar tecnologias em novas ideias ou conceitos – independentemente de quão distante possa se desviar do modelo de negócios estabelecido.

O empreendedorismo, observa que o núcleo do pensamento empresarial – e, portanto, inovador – é que você precisa experimentar, precisa ser adaptável e precisa se mover muito rápido.

 

Quer começar a mudança agora? Então baixe agora o ebook Revolucione a estratégia digital da sua empresa e entenda como uma boa Estratégia Digital pode revolucionar sua empresa, e aumentar o seu crescimento!

Clique aqui para baixar!

Não permita que a complexidade de TI atrase sua estratégia digital

Pin It on Pinterest