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Garantir a efetividade dos procedimentos empresariais é uma tarefa desafiadora. Com o uso de uma série de sistemas diferenciados para administrar questões distintas, a organização pode ter dificuldades se não investir na integração de processos. Esse conjunto de medidas estabelece um diálogo entre as várias plataformas, de forma que a corporação possa garantir o atendimento das demandas de trabalho.

Há diversas outras questões que justificam a necessidade de integrar processos no empreendimento. Gostaria de entender mais sobre o assunto? Confira o conteúdo a seguir!

O que é a integração de processos?

Uma organização possui uma série de necessidades distintas. Para atender cada demanda do negócio, a corporação adquire sistemas diferentes. Essas informações circulam entre os diversos locais, havendo a troca, o envio e o recebimento de dados. Porém, nesse intercâmbio, é preciso haver mecanismos de integração, pois, em cada arranjo, os registros podem ser manuseados e armazenados de formas divergentes.

Assim, a integração de processos é o conjunto de estratégias e mecanismos para promover a comunicação entre sistemas heterogêneos. Ela é fundamental para garantir que as atividades na empresa possam ser desempenhadas com sucesso, já que evita incompatibilidades e viabiliza o intercâmbio entre as plataformas.

Por que integrar processos?

A realização da integração de processos é fundamental para a comunicação entre os diferentes sistemas adotados na empresa. Entenda melhor a seguir:

Redução de mão de obra

Com a integração de processos, as atividades burocráticas, repetitivas e o retrabalho são extintos. O sistema envia as informações de forma ágil e rápida, eliminando a necessidade de reproduzir registros e de realizar procedimentos mais de uma vez.

Isso significa que menos mão de obra será necessária para a condução das atividades operacionais. O sistema automatiza e facilita o desempenho das tarefas, mantendo um alto padrão de qualidade e facilitando o cumprimento das ações. Desse modo, é possível ter uma redução de custos com a folha de pagamento ou mesmo realocar os papéis dos colaboradores para funções mais estratégicas.

Agilidade no atendimento

Os processos integrados permitem que a informação, ao ser colocada em um dos sistemas, seja facilmente transmitida para as outras plataformas. Isso elimina a necessidade de ter que realizar o trabalho mais de uma vez, o que confere agilidade para todos os procedimentos. Assim, o atendimento ao cliente é otimizado.

Um atendimento ágil se torna um diferencial do empreendimento e traz uma imagem positiva da corporação para o mercado. O consumidor fica mais satisfeito com os serviços, o que aumenta a chance de fidelização à marca.

Aumento do poder de reação da empresa

Com os processos integrados, é mais fácil identificar gargalos no desempenho das tarefas. Rapidamente os sistemas notificam a incompatibilidade ou falha. Com isso, a equipe pode empreender esforços para solucionar a questão com agilidade.

Isso é importante porque qualquer erro na produção pode gerar problemas ao longo de todas as etapas. É preciso ter medidas que notifiquem com rapidez esses problemas, para evitar que o equívoco não seja percebido e permaneça na cadeia de produção gerando efeitos negativos. Os processos integrados permitem a identificação de transtornos com agilidade, aumentando o poder de reação dos profissionais.

Melhoria da qualidade de análise

Com os processos integrados é possível gerar relatórios que oferecem informações estratégicas para a companhia, além de cruzar dados de diferentes fontes para gerar gráficos integrados. Dessa forma, as análises da empresa são mais completas, envolvendo conteúdos de grande relevância.

Assim, a organização pode realizar estudos estratégicos, análises mais profundas, e acompanhar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo no empreendimento. A qualidade das análises fica melhor, e os conteúdos passam a contribuir mais com o negócio.

O que é RPA?

A RPA (Robotic Process Automation ou automação robótica de processos) é uma tecnologia baseada em inteligência artificial. Ela conta com softwares e bancos de dados atualizados e inteligentes que possibilitam a automação dos processos no empreendimento.

A automação tradicional demanda a intervenção humana para a supervisão e a realização de ajustes quando há problemas de desempenho. Com isso, o fluxo natural de trabalho precisa ser interrompido e os colaboradores têm que parar suas atividades para realizar as intervenções nas máquinas.

A RPA se adapta a vários contextos, sem a necessidade de interferência humana. Em caso de questões conflitantes ou que não estejam programadas, os próprios robôs providenciam soluções sem a necessidade da participação de um trabalhador. Ou seja, a principal diferença entre a RPA e a automação tradicional é a flexibilidade e autonomia da Robotic Process Automation.

Quais as vantagens da RPA para a integração de processos?

A RPA traz uma série de benefícios para a empresa na integração de processos. Prossiga na leitura para conhecer essas vantagens:

Padronização de processos

Os robôs são programados para executarem as tarefas seguindo padrões específicos, não havendo parâmetro preestabelecido. Isso ajuda na mensuração de resultados e no controle dos cenários do empreendimento. Outra vantagem é que a ocorrência de erros é mínima.

Esses fatores auxiliam na obtenção de um melhor desempenho da organização no mercado. Ela terá processos mais organizados, de acordo com um padrão estruturado e definido, o que contribui para o aumento da precisão e na manutenção de um alto padrão de qualidade.

Monitoramento mais preciso

Realizar o monitoramento das variáveis de trabalho com a RPA é uma tarefa fácil, pois as máquinas coletam informações com agilidade e precisão, preparando relatórios de todo o sistema. Os dados que constam ajudam na montagem de estratégias para maximizar os resultados.

Os relatórios ajudam a identificar falhas na produção, carências e potencialidades, de forma que a equipe possa desenvolver uma estratégia para intervenção. São registros altamente confiáveis que oferecem um perfil real do negócio, possibilitando a realização de um monitoramento de qualidade.

Aumento da segurança

A RPA permite proteger os registros com muito mais efetividade, minimizando o risco de invasões no sistema e da perda de dados. Baseada em elaboradas tecnologias de compartilhamento de informação,  as máquinas operam estabelecendo diversas camadas de proteção para os arquivos.

Os robôs podem promover restrições no acesso de usuários. Além disso, eles armazenam de forma segura registros bancários e documentações de clientes para preservar a segurança dos consumidores.

A integração de processos é fundamental para a companhia, pois ela garante que as tarefas possam ser desempenhadas com mais agilidade, qualidade e efetividade. As informações podem circular com mais facilidade, o que otimiza todo o cotidiano corporativo. Isso melhora o poder de reação dos profissionais, garantindo medidas bem elaboradas para o enfrentamento de desafios do trabalho.

A automação robótica de processos é uma tecnologia que permite promover a integração das atividades na corporação. Ela minimiza o número de erros, garante mais segurança e proteção para os dados, além de auxiliar na realização de um monitoramento preciso, permitindo a otimização do negócio.

Gostou de aprender mais sobre a importância de integrar processos no empreendimento? Entre em contato com nossa empresa enviando-nos uma mensagem para te ajudarmos com esse processo!

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