(11) 3205-2041

Quando falamos em automação cognitiva, podemos esbarrar no equívoco em achar que é algo ainda desconhecido do público, quando, na verdade, o conceito já está mais inserido em nosso cotidiano do que poderíamos imaginar. E nos mais variados setores de atuação, inclusive.

Em toda parte, a automação está gradativamente mais próxima de nós, seja em navegações online ou mesmo em tarefas mais complexas, como em plataformas digitais e completamente integradas, como o RPA – Robotic Process Automation.

A automatização de tarefas, inclusive, é um dos grandes processos revolucionários e que pode gerar vantagem competitiva ao seu negócio. Por isso, vamos falar um pouco mais, neste post, sobre a automação cognitiva e as suas possibilidades. Confira!

O que é a automação cognitiva

Quando a internet foi galgando mais e mais o seu espaço em nossa sociedade, já se alertava a respeito do impacto que o mundo digital traria, com os computadores assumindo muitas de nossas tarefas.

E, hoje, isso não é mais debatido: trata-se de uma sólida realidade que está continuamente se desenvolvendo e aprendendo cada vez mais a partir de dados absorvidos, armazenados e analisados.

Hoje, inclusive, existem programas que diferem o conhecimento tácito do explícito:

  • Conhecimento explícito: aquele expresso via oral ou escrita. Programável, portanto;
  • Conhecimento tácito: aquilo que não conseguimos transmitir em dados e algoritmos.

Bom exemplo do conhecimento tácito são os desejos em realizar uma ultrapassagem com o veículo, por exemplo, pois são ações inerentes ao comportamento humano, e não programável, como as ações de frear ou acelerar.

Mas, com o desenvolvimento cada vez mais presente da automação cognitiva de processos, estamos prestes a observar um novo padrão de ruptura dentro de grandes negócios, pois o conhecimento tácito está sendo continuamente desvendado para ser utilizado por sistemas digitais.

E muitas empresas já têm observado tais mudanças com muita atenção. O uso da automação de processos no segmento financeiro, por exemplo, tem trazido alta performance para os negócios, reduzindo o tempo de atendimento e, assim, ampliando a capacidade em atender um número maior de clientes por dia, com serviços digitais e escaláveis.

Ainda no sistema financeiro, casos reais que envolvem atividades complexas de análise de contas fraudulentas foram resolvidas com Automação Cognitiva, entregando resultados em minutos para análise de cada conta,  o que levaria dias. Os robôs realizam a captura de diversas informações de cada cliente em vários sistemas, depois a realiza um cruzamento de tais informações dentro de um rede neural treinada com uma base histórica do próprio banco,  apresentando uma pontuação de risco, que julgará o bloqueio da conta ou não.

Com isso, estamos diante da possibilidade em construir um ambiente profissional de soluções tecnológicas e integradas. A automação de processos por meio do RPA (Robotic Process Automation), associada às tecnologias de inteligência artificial, mostra o quanto podemos aprender ainda sobre o tema.

Como preparar o seu negócio para futuro?

O que temos presenciado é um avanço dentro das rotinas das empresas, que já tem se beneficiados de grandes de projetos de automação de processos com RPA como as soluções do iCaptor, onde ganhos substanciais de produtividade e eficiência foram alcançados, mas agora estão observando novas oportunidades de incluir julgamentos e tomadas de decisões em grande escala dentro destes processos já automatizados.

Estes modelos automatizados e inteligentes, depois de treinados e aprendido sob o negócio da empresa, são capazes de processar grandes volumes de dados e tomar decisões exatas em questões de segundos.

Com o tempo, isso será ainda mais perceptível e harmônico, já que essas ferramentas tecnológicas estão cada vez mais personalizáveis e fáceis de integrá-las entre si.

No entanto, ainda estamos a alguns passos importantes de encontrar o caminho definitivo para o uso da automação cognitiva de processos. Mas, da mesma maneira que a internet mostrou um dia que estávamos em um caminho sem volta, é questão de tempo para que tenhamos um aspecto fundamental nesse sentido inserido em nossas rotinas.

O que podemos ter certeza, é que o futuro reside nessa associação de tecnologias, colocando agilidade e eficiência nos processos com a possibilidade de aprender continuamente como otimizar ainda mais cada um deles e em todas as etapas produtivas.

Para saber um pouco mais a respeito de como a iCaptor tem trabalhado em cima desse trabalho revolucionário, convidamos você a conhecer as nossas grandes soluções para a sua empresa.

 

Além disso, baixe gratuitamente nosso e-book sobre como aplicar estratégias digitais no seu negócio e gerar um novo padrão de qualidade profissional.

Não permita que a complexidade de TI atrase sua estratégia digital

Pin It on Pinterest