(11) 3205-2041

Você tem planos de aumentar sua empresa – mas não a sua verba? Então a escalabilidade pode ser a solução.

A principal vantagem deste novo método de negócios é justamente essa: permitir a expansão do potencial lucrativo sem que sua empresa precise arcar com os custos extras com mão-de-obra, mobiliários, entre outros. Saiba mais a seguir.

O que é escalabilidade?

A escalabilidade consiste em um modelo de negócios que permite aumentar o faturamento sem necessariamente elevar proporcionalmente seu custo. Isso faz com que suas despesas não cresçam na mesma proporção de sua receita.

Para que isso aconteça, sua empresa precisa elaborar um planejamento para tornar a sua operação cada vez mais eficaz e produtiva, com a menor taxa de erros possível.

E, a partir deste ponto, se compromete a criar novas oportunidades de negócios que não impactem em grandes custos adicionais. O objetivo é usar recursos já disponíveis na empresa – como produtos e serviços que já fazem parte de seu portfólio – já otimizados.

A importância de manter a margem de erros a mais baixa possível na escalabilidade é enorme, já que erros podem significar custos extras, prejuízos e até uma possível quebra de sua empresa.

Como saber se sua empresa é escalável

Um negócio com potencial de escalabilidade é aquele que oferece condições de evoluir sem precisar aumentar os custos básicos de operação.

Esta possibilidade de crescimento precisa já fazer parte do seu modelo de negócios desde o começo – mas nem sempre isso acontece.

Mas há formas de descobrir se sua empresa tem um perfil escalável – basta checar se ela possui as características a seguir:

– Faz mais por menos

Um dos principais diferenciais das empresas escaláveis e a sua eficiência operacional – o famoso “fazer mais por menos”. Se sua empresa consegue fechar mais negócios sem precisar aumentar o número de funcionários ou incrementar a infraestrutura, seu índice de escalabilidade é bem alto.

– Possui uma operacionalização simplificada

Quanto menor é o nível de complexidade de suas operações rotineiras, maior é o nível de escalabilidade de sua empresa. Isso porque quando você consegue garantir uma operação bem-sucedida com uma equipe que não exija um alto grau de qualificação, consegue otimizar seus custos garantindo a qualidade final.

– Replica processos

Se a sua empresa possui processos organizados, você pode começar a planejar deu crescimento escalável agora mesmo. Isso porque processos bem definidos permitem identificar tarefas e resultados positivos – e replicá-los em outras áreas também com bons resultados.

Como encontrar soluções escaláveis com o melhor custo x benefício

Agora que você já definiu o nível de escalabilidade de sua empresa, é hora de pensar nas soluções para alcançar esse objetivo.

A solução escalável escolhida deve garantir recursos que garantam flexibilidade para uma possível expansão do sistema. E é importante determinar onde os recursos serão somados ao sistema escalável e quais serão os resultados.

Uma das soluções mais eficazes nestes casos é a RPA (Robotic Process Automation), que são as soluções de automação com o uso de software (robôs).

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a RPA é mais voltada para grandes empresas, quando ela é aplicada em uma empresa de menor porte, faz com que esta empresa se diferencie das demais PMEs. Com isso seu crescimento tem um nível de escalabilidade mais intenso.

Um bom exemplo de solução RPA é o iCaptor, que possui uma completa plataforma para a sua empresa, sem custo de desenvolvimento ou de infraestrutura com aquisição de servidores, rede, internet, energia, backup e de equipe para gerenciar este conjunto todo.

Os Robôs Processadores do iCaptor são implementados rapidamente, sem a necessidade de projetos, além de simplicidade e rápida adoção, assim sua empresa obterá resultados perceptíveis em um prazo curto.

Para saber mais sobre escalabilidade e tudo que o iCaptor pode fazer pelo crescimento de sua empresa,

CLIQUE AQUI E BAIXE NOSSO E-BOOK.

Pin It on Pinterest