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À medida que a automatização de processos e outras tecnologias são implementadas, visando mais segurança, agilidade e precisão nos processos, nos deparamos também com inovações daqueles que caminham na contramão do desenvolvimento: as fraudes.

Por isso, vamos falar neste post a respeito das principais medidas que podem ser aplicadas, na realidade do seu negócio, de maneira que as suas transações passem a ocorrer sem intervenção manual, sendo completadas por um sistema automatizado que erradica o erro humano e reduz exponencialmente o risco de fraudes.

Quer saber um pouco mais sobre como evitar fraudes e erros humanos dentro da sua operação? Confira, então, como a automatização de processos pode ser significativa!

O que são fraudes

Basicamente, são ações ilegais protagonizadas por quem procura obter alguma vantagem própria. E não é uma prática em desuso, muito pelo contrário!

De acordo com uma pesquisa do Serasa Experian, de 2016, foram registradas quase 2 milhões de tentativas de fraude em centrais de atendimento no ano de 2015.

Isso apenas ajuda a reforçar a importância de contar com um sistema de automatização de processos, uma vez que essas tentativas, muitas vezes, ocorrem porque a ação criminosa possui algum dado pessoal da vítima em potencial.

E, ao coibir essa ação, colocando-a sob a responsabilidade de etapas preenchidas automaticamente, tais ações fraudulentas perdem o seu principal apelo.

Por isso, vale a pena buscar a automatização de processos, em suas operações, principalmente quando a sua rotina é composta por algum desses elementos:

Se as informações utilizadas em fraudes saíram de sua própria empresa

Isso ocorre quando os dados do cliente foram obtidos do seu sistema, o que exige ações para erradicar por completo a possibilidade disso acontecer novamente.

O que se traduz rapidamente na implementação de tecnologias de controle de dados e na integração entre sistemas – que podem ser aplicadas com a automatização de processos. Assim, os atendentes possuem acesso limitado às etapas dessas tarefas, como a emissão de boletos, deixando esse tipo de responsabilidade sob a responsabilidade da automatização.

Quando os dados são desviados por pessoas más intencionadas

A realidade é que, em alguns casos, as informações extraídas são cedidas – intencionalmente ou não – por um de seus operadores.

Até por isso, a transformação digital em seu Contact Center é fundamental! Afinal, assim você cria maneiras de proteger as informações de seus clientes, capacita os operadores a identificarem tentativas fraudulentas (como o uso de palavras-chave para apontar uma investida criminosa durante o chat) e deixa seu sistema cada vez mais imune a falhas.

Outros benefícios de contar com a automatização de processos

Como vimos, é importante blindar todas as etapas produtivas de sua empresa contra as possibilidades de fraudes e de erros humanos – algo que pode ser reduzido substancialmente com a implementação de um sistema de automatização de processos, além do acompanhamento e capacitação contínuos de sua equipe de atendimento.

Mas, além da segurança imediata trazida por essa transformação em sua empresa, a automatização de processos também é importante para:

  • Criar um diferencial competitivo ao negócio e agregar mais valor à sua marca;
  • Padronizar a forma de atendimento, tornando-a mais objetiva e assertiva;
  • Reduzir os riscos, como a extração de informações, que passa a ser trabalhada digitalmente;
  • Implementar mudanças com mais fluidez e menos armadilhas decorrentes de grandes transformações;
  • Gerar mais opções de atendimento em seu Contact Center;
  • Facilita o crescimento do atendimento de acordo com o aumento de demanda.

Só é importante trabalhar para que, durante o atendimento, seus clientes tenham o respaldo necessário e, mesmo com a automatização de processos, o diálogo seja o mais natural possível, não meras ordens a serem seguidas.

Isso se converte, também, em uma capacitação ampla de sua equipe do Contact Center, uma vez que ficarão encarregados de solucionar todo tipo de situação complexa que não foi automatizada.

 

E, caso você queira saber um pouco mais a respeito da automatização de processos, e como ela pode ajudar a evitar fraudes e minimizar os erros humanos, entre em contato conosco!

 

Saiba mais sobre automação e evite erros e fraudes!

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