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Profissional de TI é protagonista em decisões sobre plataformas RPA

O setor de Tecnologia da Informação (TI) é uma peça chave no processo de decisão estratégica para a escolha de uma ferramenta de automação e transformação digital. Desde a fase de concepção, avaliação, configuração, implantação ou manutenção ele atua como responsável pela transição. Seu conhecimento das ferramentas é crucial para que todos os processos sejam integrados e assim levar sua empresa para ser digital. Desde uma planilha de Excel, URA, CRM ou um software desenvolvido internamente: todos os processos e tecnologias devem ser mapeados para que nada fique fora da automatização oferecido pelo conceito RPA (Robotic Process Automation).

Aliás, a ideia do RPA é justamente facilitar as tarefas da TI, repensando os modos de conectividade e automação que, em vez de códigos complexos para diferentes plataformas para integrar sistemas de múltiplos distribuidores. O RPA torna possível integrar qualquer sistema legado, mesmo que sem documentação, conhecimento da arquitetura e o código fonte, exemplo deste tipo de plataforma é o RPA iCaptor.

Tecnologia da Informação atinge um patamar estratégico nos processos de automação

Dentre as tarefas cuja participação dos profissionais de TI é mandatória está a fase de desenho da arquitetura. A área de TI faz o levantamento dos componentes de software, discute e mapeia a estratégia de negócio em parceria com as áreas estratégicas da empresa, toma decisões em alto-nível e trabalha com todos os membros da equipe em forma de rede para definir as necessidades e prioridades inclusas no processo de digitalização da empresa.

Transformação Digital exige qualificação e visão estratégica na TI

Seria, entretanto, impossível pensar que a atuação da área de tecnologia de uma empresa continuaria a mesma. Uma mudança cultural está implícita no processo de digitalização. As estruturas organizacionais devem ser repensadas e os métodos de trabalho revisitados.

Em outras palavras, os líderes de tecnologia devem atuar na estratégia, definir tecnologias, mapear suas integrações e atuar como protagonista. Ter em mente a satisfação e engajamento dos clientes é fundamental e, claro, ser o ator central da transformação digital em cada fase. 

Digitalização com Robotic Process Automation para o presente e para o futuro

digitalização é um caminho sem volta. E é preciso encará-la de forma positiva, compreendendo todas as possibilidades para melhorias de processos em empresas e até mesmo da participação de toda sociedade. Segundo pesquisa da CNI, até mesmo empresas de pequeno e médio porte (MPE) tem perspectivas de inovação no médio prazo no próximo quinquênio. Cerca de 13,3% das MPE tem a intenção de aumentar muito os seus investimentos em inovação enquanto outras 48,3% também revelam intenção de fazer mais gastos para se manterem atualizadas.

A inovação, conectividade e automação de tarefas não se refere apenas ao quesito de competitividade, mas da própria sobrevivência das empresas no futuro que precisam a cada dia mais atender ao consumidor omnichannel, que já é digital. As empresas que não optarem pela automação de seus processos podem sofrer as consequências de não estarem prontas para atender as demandas futuras como as de IOT (Internet of Things ou Internet das Coisas) que produzirá novos níveis de interação e, consequentemente, de digitalização no qual o TI terá atuação central. 

É crucial estar preparado para a transformação digital com RPA

A dinâmica RPA na qual o iCaptor está baseado é capaz de automatizar tarefas com programação visual de robôs que imitam ações humanas em processos de centrais de atendimento como contact centers, processos com atividades repetitivas e conectividade entre aplicações. Os sistemas legados, podem de forma rápida e sem projetos longos ser conectados com diversas outras plataformas de uma estratégia digital da empresa.

Neste sentido o profissional de TI deve estar preparado e qualificado para atender às estratégias digitais. Sua participação é crucial em cada fase, tanto do ponto de vista técnico quanto estratégico.

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