(11) 3205-2041

Muito se fala em como a tecnologia pode trazer benefícios para um negócio. Afinal, para se manterem relevantes em um mercado competitivo, as empresas devem buscar reduzir seus custos, melhorar a performance da equipe e manter um bom contato com o cliente.

Para ficarem no topo, grandes empresários procuram aproximar suas instituições do mundo digital e otimizar os processos, a fim de melhorarem os resultados em seus empreendimentos. Nesse cenário, são necessárias ferramentas apropriadas para cada situação.

Dentre as diversas opções existentes, a solução RPA (Robotic Process Automation) é responsável por automatizar os processos que eram feitos de modo manual. Ela está presente no mercado como uma forma de ajudar a digitalizar e aperfeiçoar companhias.

Dessa forma, como tirar melhor proveito da ferramenta e construir um relacionamento sólido com os clientes? Continue acompanhando e fique por dentro do que a tecnologia é capaz de fazer em um negócio!

Redução do gasto com mão de obra

Quando o assunto é automatizar os processos, logo nos vem à cabeça a possibilidade de reduzir gastos. Com a tecnologia, é possível substituir o trabalho humano em tarefas repetitivas e em grande quantidade por um sistema que faça o serviço de forma mais organizada e eficiente.

Além de aumentar a produtividade no processo, a corporação reduz seu custo, pois não precisa preparar cursos e treinamentos para os funcionários. Já a demanda passará a ficar a cargo dos softwares. Algumas empresas já utilizam essa alternativa para emitir faturas.

Integração de equipes com eficiência

Como dito no item anterior, ao automatizar e reduzir os custos em uma tarefa constante, abre-se espaço para aproveitar melhor os contratados que eram responsáveis pela atividade manual. A equipe, assim, é transferida para uma nova posição.

Ao integrar os funcionários em áreas como marketing ou atendimento ao cliente, por exemplo, pode-se ter um relacionamento melhor com os usuários. Dessa forma, o contato humano é essencial para um suporte de melhor qualidade, principalmente em dúvidas mais difíceis de serem resolvidas.

Agilidade nos processos

Graças à tecnologia, as tarefas podem ser realizadas de maneira ativa. Um exemplo prático ocorre quando se deve tratar a parte de logística da instituição, que precisa regularmente cadastrar novos clientes e parceiros.

De uma maneira ultrapassada, a tarefa poderia durar meses. Porém, na solução com uma abordagem única, é possível uma integração eficaz para ambos, gerando resultados mais rápidos.

Possibilidade de manter o negócio funcionando constantemente

Dentro de uma corporação, dependendo do segmento, é possível encontrar uma atividade que precisa ser executada nas 24 horas do dia, 7 dias por semana, constantemente. Se ela fosse operada por seres humanos, ocorreria um esforço enorme por parte dos funcionários para suprir a demanda, gerando gastos com treinamentos para cada empregado e custos em eventuais falhas cometidas.

Com um processo automatizado, podemos imaginar uma empresa que necessita emitir diversas faturas, acompanhar os pagamentos e lidar com contas não pagas pelos clientes. Ela realizará tudo de forma automatizada, sem se preocupar com um desgaste humano no processo, maximizando tempo e eficiência (o que uma pessoa não conseguiria).

Eliminação de falhas humanas

Em uma situação em que o trabalhador precisa realizar a mesma tarefa dentro da firma durante as horas de trabalho, é difícil imaginar que não ocorra pelo menos um erro no meio do caminho.

Por tratar os afazeres de forma mais prática e padronizada, com os softwares utilizados na tecnologia, o número de erros humanos cometidos no procedimento são eliminados. São obtidos resultados mais confiáveis e precisos, evitando possíveis fraudes e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor experiência para os clientes.

Prevenção de fraudes dentro das organizações

Com o processo automatizado, os trabalhadores da firma não possuem contato direto com todas as informações que transitam pelo meio. Fraudes ocorrem por conta de criminosos que, de algum modo, tenham contato com um funcionário com más intenções.

O descuido dos colaboradores também pode fazer com que informações sejam divulgadas para pessoas de má fé, que utilizam tais dados para cometerem algum delito. Isso pode trazer problemas em cadeia para a instituição, que necessitará responder e cuidar de seus clientes, além de arcar com multas e processos judiciais.

Na hora de emitir um boleto para o cliente, por exemplo, com o sistema automatizado, nenhum funcionário terá acesso ao procedimento. Assim, será impossível alterar as informações do documento para desviar o dinheiro do pagamento do cliente.

Complementação para o ambiente atual

Dentro de um negócio, dependendo do segmento, pode haver diferentes sistemas sendo executados em paralelo. A desorganização se torna um meio complexo e caro na hora de transitar informações entre as plataformas distintas.

Com a possibilidade de acessar dados de diversas fontes, como um sistema legado, ERP e sistemas externos, a RPA não é invasiva. Isso porque ela não necessita de alterações em engenharias de processos mais antigos ou na plataforma principal de suas operações, fazendo com que o ambiente apresente alta performance.

Melhora da tomada de decisões

Trabalhando em conjunto com o Big Data, responsável por armazenar uma grande quantidade de dados, e com a inteligência artificial, a RPA dá maior visibilidade e melhores detalhes das informações que transitam dentro da organização.

Dessa forma, é possível analisar e ter melhor conhecimento do negócio em todas as etapas executadas, observando os padrões encontrados. Os benefícios observados são os seguintes:

  • descoberta de falhas em um determinado passo;
  • identificação e correção de brechas que facilitem fraudes;
  • melhora no desempenho da equipe e no fluxo de desenvolvimento;
  • aprimoramento da tomada de decisão, a fim de formar diferentes estratégias digitais em busca de novas soluções.

Esses são apenas alguns exemplos do que a ferramenta pode proporcionar. Aplicando-a de maneira correta, ela pode aperfeiçoar não apenas o desempenho dos processos, mas, como consequência, manter a corporação em um lugar de competitividade (já que o mercado tem se tornado cada vez mais exigente)  

E, por fim, o contato com os clientes torna-se muito melhor, dando ótimos resultados para a corporação. E você? Ficou com alguma dúvida quanto à inovação ou sobre como ela pode automatizar os processos em uma empresa? Deixe seu comentário abaixo!

Pin It on Pinterest