(11) 3205-2041

A segurança de dados basicamente refere-se às medidas protetoras de privacidade digital que são aplicadas para impedir o acesso não autorizado a computadores, bancos de dados e sites. Ela também impede que os dados se corrompam. Essa área é um aspecto essencial da TI para organizações de todos os tamanhos e tipos.

Informações do cliente, informações de pagamento, arquivos pessoais, detalhes da conta bancária —  toda essa informação pode ser difícil de substituir e potencialmente perigosa se cair nas mãos erradas.

Os dados perdidos devido a desastres, como um incêndio ou falha humana, sempre podem acontecer, mas perder isso para hackers ou uma infecção de malware pode ter consequências muito maiores.

Quais são os benefícios da segurança de dados para uma organização?

Os dados são a forma bruta de informações armazenadas em nossos bancos de dados, servidores de rede e computadores pessoais. Esta pode ser uma ampla gama de informações de arquivos pessoais e propriedade intelectual para análise de mercado e detalhes destinados ao topo do sigilo. 

No entanto, algumas dessas informações não se destinam a deixar o sistema. O acesso não autorizado a esses dados pode levar a inúmeros problemas para a corporação ou mesmo para o usuário doméstico pessoal.

Avaliação de risco

A segurança de dados completa começa com uma estratégia de avaliação de risco. Isso permitirá que você identifique os riscos que você enfrenta e o que pode acontecer se os dados valiosos forem perdidos por roubo, infecção por vírus ou falha no sistema. Outras ameaças potenciais que você deseja identificar incluem o seguinte:

  • as ameaças físicas, como fogo, falta de energia, roubo ou danos maliciosos;
  • erro humano, como o processamento equivocado de informações, disposição não intencional de dados ou erros de entrada.

Após essa análise, você pode priorizar dados específicos juntamente com seus sistemas mais críticos e determinar aqueles que exigem medidas de segurança adicionais.

Proteção dos dados

Depois de elaborar um plano e avaliar seus riscos, é hora de colocar seu sistema de segurança de dados em ação. Uma vez que os dados podem ser comprometidos de muitas maneiras, a melhor segurança contra o uso indevido ou roubo envolve uma combinação de medidas técnicas, segurança física e uma equipe bem educada. 

Você deve implementar políticas claramente definidas em sua infraestrutura e efetivamente apresentá-las à equipe.

Segurança de dados móveis

Dispositivos portáteis e computadores portáteis tornaram-se populares no ambiente empresarial. No entanto, os computadores móveis estão em maior risco de perda de dados por danos e roubos. Por esse motivo, diferentes salvaguardas precisam ser implementadas além das medidas de segurança listadas acima:

  • regularmente realizar backup de dados em mídia removível e armazenar com segurança múltiplas cópias;
  • ativar a proteção por senha sempre que o dispositivo for deixado sozinho;
  • nunca deixar o dispositivo sozinho e visível em um veículo.

Prevenção de fraudes internas

A fraude dos funcionários é um problema importante enfrentado por organizações de todos os tipos, tamanhos, locais e indústrias. Enquanto gostaríamos de acreditar que nossos funcionários são leais e que trabalham em benefício da organização (e a maioria provavelmente é), ainda existem muitas razões pelas quais seus funcionários podem cometer fraudes e várias maneiras pelas quais eles podem fazê-lo. 

Essas fraudes podem acontecer de várias maneiras, desde manipulação de boletos bancários emitidos a desvios de cartão de crédito. Mas, felizmente, há meios de se prevenir desse tipo de situação. Hoje em dia, já é possível fazer o uso de robôs para efetuar transações desse tipo e, além de garantir a segurança dos dados, torna os processos mais ágeis e eficazes.

Quais são os mecanismos e ferramentas que podem ser utilizados na segurança de dados?

A utilidade geral dos mecanismos de proteção é integrar a segurança diretamente com o conteúdo e facilitar o uso adequado para os negócios, limitando seu uso indevido e assegurando sua utilidade nas empresas.

Criptografia

A criptografia tornou-se um recurso crítico de segurança para redes prósperas, usuários domésticos e empresas. Este mecanismo de segurança usa esquemas matemáticos e algoritmos para codificar dados em textos ilegíveis. Só pode decodificar ou descriptografar a parte que possui a chave associada.

A criptografia de disco oferece algumas das melhores proteções disponíveis. Esta tecnologia permite criptografar todos os dados em um disco ou unidade de disco rígido. Ela é ainda mais poderosa quando as soluções de hardware são usadas em conjunto com componentes de software. Essa combinação é frequentemente referida como criptografia de disco completo com base final.

Autenticação do usuário

A autenticação é outra parte da segurança de dados que encontramos no uso diário do computador. Basta pensar em quando você faz login em sua conta de e-mail ou blog. Esse processo único é uma autenticação de formulário que permite que você faça login em aplicativos, arquivos, pastas e até mesmo em todo um sistema de computador. 

Uma vez conectado, você tem vários privilégios dados até sair. Alguns sistemas vão cancelar uma sessão se sua máquina estiver inativa por um certo período de tempo, exigindo que você faça a autenticação novamente para voltar a entrar.

Soluções de backup

A segurança dos dados não seria completa sem uma solução para fazer backup de suas informações importantes. Embora possa parecer seguro enquanto confinado em uma máquina, sempre há a chance de seus dados serem comprometidos. 

Você pode, de repente, ser atingido com uma infecção por malware, em que um vírus destrói todos os seus arquivos. Se acidentes acontecerem, uma solução de backup confiável permitirá restaurar seus dados em vez de começar completamente a partir do zero.

 A segurança de dados é vital em todos os tipos de negócios — incluindo cuidados de saúde, financeiro, fabricação e serviço —, operam 24 horas por dia ou pelo menos seus sistemas informáticos. Mesmo quando não há humanos, os computadores estão disponíveis para tomar e fazer pedidos, enviar ordens para o armazém e gerenciar transações financeiras. As estratégias de proteção de dados precisam levar em consideração essas expectativas.

Numa economia cada vez mais global, o tempo de inatividade não é tolerado pelos clientes, que podem facilmente levar seus negócios a outro lugar. A incapacidade de uma empresa operar por causa de uma perda de dados, mesmo temporária, está levando muitas empresas a implantar amplos esquemas de proteção de dados.

Você gostou deste post sobre segurança de dados? Então, deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco e com os demais leitores!

Pin It on Pinterest